Título: Tema pode não ser abordado na visita de Hu
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2010, Economia, p. B3

O embaixador André Amado se queixou do fato de não ter sido informado do teor das discussões realizadas pela Petrobrás, embora a estatal não tenha nenhuma relação de subordinação ao Ministério das Relações Exteriores. Amado afirmou que a proposta de produção de etanol na África nunca havia sido apresentada aos chineses.

Mas, na visita que fez a Pequim em maio de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou o tema no principal discurso que realizou.

De acordo com fontes ouvidas pelo Estado, a maioria dos interlocutores de Pequim demonstrou pouco entusiasmo com a proposta, posição que não se alterou com a visita de Amado.

O embaixador reconheceu que os chineses levantaram a preocupação com a produção de alimentos durante as discussões, mas disse que o vice-presidente da Academia de Ciências da China prometeu estudar o assunto. Ainda assim, é bastante improvável que o tema esteja entre os que serão objeto de acordos a serem firmados durante a visita ao Brasil do presidente Hu Jintao, nos dias 15 e 16 de abril.

"Nós não precisamos da China para avançar. Nós vamos avançar de qualquer maneira, já que temos a parceria com os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão, mas seria bom cooperarmos também com a China", disse Amado. / C.T.