Título: O Brasil gasta muito. Tem de gastar melhor
Autor: Leopoldo, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2010, Economia, p. B3

Regina Nuness. Presidente da Standard & Poor"s no Brasil

A economia brasileira não corre risco de contágio pela crise da Grécia, afirma Regina Nunes, presidente da agência de classificação de risco Standard & Poor""s no Brasil. A agência mantém a perspectiva "estável" para o rating soberano do Brasil, hoje em BBB- (grau de investimento). Para a economista, as incertezas geradas pela crise são previsíveis em até certo ponto. "A dúvida é se o pacote de ajuda à Grécia será suficiente para garantir a previsibilidade e estabilidade que o mercado precisa e se isso vai durar.

Acrise pode afetar o Brasil?

Não existe hoje um risco de contágio. Porém, se a instabilidade perdurar por muito tempo e afetar mais fortemente com volatilidade muito altas a zona do euro, todos os países do mundo vão sofrer conseqüências.

Muitos economistas avaliam que o ciclo de alta dos juros pode ser menor do que se previa até agora, por causa da crise grega. O Brasil pode importar deflação?

A política monetária do Brasil tem se provado extremamente pragmática, eficaz e certamente austera. O Banco Central não precisa mais provar austeridade monetária. Ninguém quer surpreender o mercado, até porque a estabilidade econômica do Banco Central está muito ligada à sua previsibilidade. O comentário que existe é que talvez não seja necessário tanto aumento de juros para conter a inflação. Ou se queira aumentar a demanda e não diminuir. O Brasil tem hoje espaço, tem competência, tem uma equipe econômica e financeira, principalmente no Banco Central, que é extremamente pragmática e tem mostrado um resultado sempre melhor do que o esperado.

Como a senhora acha que a disputa pela presidência vai afetar a economia do Brasil?

Independentemente do candidato eleito, a continuidade da política econômica austera, principalmente do ponto de vista macro. O grau de investimento já prevê isso. Um país não pode ter um grau de investimento se depender de apenas um executivo político. Aqui no Brasil, essa continuidade depende de toda a sociedade. A democracia no Brasil é extremamente forte, as instituições aqui no Brasil são iguais ou mais fortes do que nos países com os primeiros níveis de grau de investimento. O Brasil precisa funcionar melhor, ser mais competitivo, gerar menos inflação de custos por burocracia. O Brasil gasta muito. Tem que gastar melhor.