Título: Chineses fazem oferta por área a 85 km do Rio
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2010, Economia, p. B9

A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), maior produtora chinesa de óleo e gás em alto-mar, e a Sinochem, quarta maior petroleira da China, fizeram ofertas para comprar uma parcela das reservas de petróleo do campo de Peregrino, na Bacia de Campos, de acordo com informação do jornal americano The Wall Street Journal.

Com reservas estimadas de 460 milhões de barris de petróleo, o campo é explorado pela norueguesa Statoil, que colocou à venda 40% da área. Peregrino deve iniciar produção comercial no começo de 2011. As empresas envolvidas não comentaram o caso e o jornal informou não estar claro ser as companhias chinesas se candidataram à compra de toda parcela posta à venda ou apenas parte dela.

Embora a reportagem não cite valores, quando a Statoil anunciou a venda, as especulações em torno do valor ficaram entre US $ 2,5 bi e US $ 3 bi. A reserva é a maior da Statoil fora da Noruega e a produção inicial é estimada em 100 mil barris por dia.

O campo de Peregrino foi descoberto em 2004, em bloco arrematado pela canadense EnCana, em 2000. A petroleira vendeu 50% da área para a Kerr-McGee, que foi comprada pela Anadarko. Depois, vendeu os 50% restantes para a norueguesa Hydro, hoje Statoil. Em 2008, a Statoil adquiriu a parte da Anadarko.