Título: Fator é contra a aposentadoria precoce
Autor: Scinocca, Ana Paula; Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2010, Economia, p. B7
BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
ENTREVISTA
Félix Mendonça, Deputado federal(DEM-BA)
Na contramão de seu partido e da grande maioria dos deputados na sessão da noite de terça-feira na Câmara, Félix Mendonça (DEM-BA) votou contra a extinção do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. Foi o único voto destoante entre os 46 colegas do DEM que participaram da sessão. Em seu sexto mandato como deputado federal, Mendonça tem 82 anos de idade, é engenheiro aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e não disputará mais as eleições. Esse fato, afirma, não influencia seus votos na Câmara.
Por que o sr. votou contra o fim do fator previdenciário?
O fator previdenciário é uma forma de criar uma sustentabilidade para a Previdência Social, que anda permanentemente em crise. Além da sustentabilidade, a regra, em vez de prejudicar o aposentado, favorece o aposentado, porque exclui os que ainda têm idade para trabalhar. Esse foi o princípio do fator previdenciário, evitar a aposentadoria de pessoas com idade de trabalhar.
Por que o sr. foi contra a maré do próprio partido?
Paciência (sobre o partido). Votei com a minha consciência. O meu entendimento é que, se ampliar demais a base, prejudica o aposentado que realmente merece se aposentar.
Não teme perder votos?
Não voto por isso, não. Voto com a minha consciência. É que o parlamentar que vota pelo fim do fator previdenciário teme ficar mal com o eleitor. O eleitor, a cada dia que passa, está mais consciente. Ele sabe que isso é contra a aposentadoria precoce e beneficia os aposentados.
Então como explica o fato de o PSDB e o DEM, que sustentavam o governo que criou o fator previdenciário, votarem contra?
É o momento de pressão. Mas a pressão não é do aposentado, que não terá vantagem com o fim do fator. Ao contrário, a regra favorece o aposentado normal e não beneficia aposentadorias esdrúxulas, aos 40 anos, como tinha antigamente. / D.M.