Título: Economia verde será tema de painel
Autor: Gonçalves, Glauber
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2010, Economia, p. B11
Os desafios enfrentados pelo Brasil no atual ciclo de crescimento da economia devem ser destaque nas discussões promovidas pela 22.ª edição do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, e que começa na segunda-feira, no Rio. Entre as principais questões a ser debatidas está a busca de soluções para que o País não se desenvolva à custa da devastação ambiental.
No painel Economia Verde, o economista Cláudio Frischtak vai apresentar um estudo que afirma que o Brasil pode se tornar o primeiro país a consolidar uma economia sustentável. Para isso, a pesquisa aponta a necessidade de se implantar formas modernas de exploração agropecuária. "A nova economia da sustentabilidade supõe uma transformação significativa do modo de produzir e consumir, com a redefinição do planejamento governamental e políticas públicas, o estabelecimento de novos marcos regulatórios e maior ênfase no esforço inovador", diz Frischtak.
Na apresentação que ele fará no último dia evento, na quinta-feira, ele abordará a necessidade de uma revisão dos programas de governo para que a sustentabilidade seja usada como eixo dos projetos para a tomada de decisão de investimentos. Inclusive os projetos do setor de energia.
O economista argumenta que o Brasil é uma potência ambiental, por seus recursos de energia renovável. "Com apoio de sistemas de inovação e políticas adequadas, pode se tornar um país de economia sustentável", diz. Ele lembra que, com exceção das fontes hídricas, cada vez mais distantes dos centros de carga, as fontes de energia renovável - eólica, solar e biomassa - são pouco ou residualmente exploradas, a despeito de seu grande potencial.