Título: Mães de americanos presos chegam a Teerã
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2010, Internacional, p. A17
As mães dos três americanos detidos há quase um ano no Irã chegaram ontem a Teerã para visitar e tentar libertar os filhos. Nora Shourd, Cindy Hickey and Laura Fattal usavam véus negros ao desembarcar no aeroporto da capital iraniana. "Queremos visitar nossos filhos, que não vemos há dez meses", disse Nora, bastante emocionada. "Esperamos voltar com eles para casa."
Shane Bauer e Josh Fattal, de 27 anos, e Sarah Shourd, de 31 anos, foram detidos em 31 de julho, quando caminhavam no Curdistão iraquiano e entraram, supostamente por engano, em território iraniano. Desde então, permanecem em uma cela na prisão de Evin, em Teerã. O Irã acusa os três de espionagem.
No domingo, o Irã libertou a jovem francesa Clotilde Reiss, que esteve por dez meses detida. O governo francês agradeceu ao Brasil pela libertação. No dia seguinte, Paris anunciou a libertação do iraniano Ali Vakili Rad, assassino de Chapur Bajtiar, ex-premiê do xá Reza Pahlevi. A oposição acusou o presidente Nicolas Sarkozy de realizar uma troca de prisioneiros.