Título: Teerã deve tornar planos claros, afirma líder da ONU
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2010, Internacional, p. A12

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse ontem que o Irã deve deixar suas intenções nucleares claras e assegurar o caráter pacífico de seu programa atômico, se quiser reconquistar a confiança da comunidade internacional. Ban está no Rio para a reunião da Aliança das Civilizações e elogiou a iniciativa do Brasil e da Turquia de obter um acordo com o Irã. Mas ressaltou que "o núcleo da crise está na falta de confiança (da comunidade internacional) em relação ao Irã".

Após a entrevista coletiva, Ban visitou 12 comunidades carentes no Morro da Babilônia, no Leme, na zona sul do Rio. Ele ouviu histórias sobre discriminação racial e social na cidade, além de relatos sobre violência, falta de saneamento e educação para as classes pobres. "Apesar da situação econômica favorável do Brasil, agora fica claro que ainda existe muita desigualdade e acabo de ver isso com meus próprios olhos", disse.

Na chegada ao morro, ocupado pela Unidade de Polícia Pacificadora desde junho de 2009, Ban assistiu a uma apresentação de música e dança de crianças de uma creche. Em seguida, conversou com os 12 jovens que participam do programa Plataforma dos Centros Urbanos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

"Contei a ele sobre casos de pessoas soropositivas expulsas de favelas da cidade. Precisamos de mais informações sobre o HIV nas escolas e nas comunidades para evitar discriminação", afirmou o estudante Rafael Queiroz, de 18 anos, do bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte.

Ban disse que levará as reivindicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a quem elogiou pelo "esforço no combate a fome e redução da pobreza". Afirmou ainda que cobrará apoio dos países industrializados.