Título: EUA qualificam de ''insustentável'' bloqueio israelense da Faixa de Gaza
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/06/2010, Internacional, p. A10

Israel preparava-se ontem para interceptar o navio irlandês Rachel Corrie, que se deslocava na direção da Faixa de Gaza, enquanto a Casa Branca qualificava de "insustentável" o bloqueio israelense ao território palestino. Na mesma declaração, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional de Washington, Mike Hammer, pediu aos ativistas pró-palestinos que desviassem o navio a um porto de Israel para evitar mais violência.

Após a operação de comandos israelenses que resultou na morte de nove ativistas ? um deles, cidadão americano ? da chamada Frota de Liberdade, na segunda-feira, em águas internacionais, a tensão voltou aumentar ontem depois que a tripulação do Rachel Corrie prometeu não desistir da ideia de atracar na Faixa de Gaza. "Vamos parar esse barco e qualquer outro que tentar violar a soberania israelense", garantiu o chanceler de Israel, Avigdor Lieberman.

Mairead Maguire, irlandesa ganhadora do Nobel da Paz que está no navio, disse que os ativistas não têm "nenhuma intenção de parar em Israel" e seguiriam rumo a Gaza. O navio ? que desacelerou sua marcha para evitar a aproximação da faixa marítima bloqueada por Israel durante a noite ? deveria chegar a seu destino na manhã de hoje.

Na esteira da onda de críticas internacionais as quais Israel ficou exposto após a ação contra os ativistas pró-palestino, Hammer disse que os EUA estão trabalhando com Israel, Autoridade Palestina e "outros parceiros internacionais" para "desenvolver novos métodos e entregar mais bens e assistência a Gaza".

"As disposições atuais são insustentáveis e devem ser modificadas. Por ora, pedimos a todos os envolvidos que se unam na tomada de decisões responsáveis para evitar confrontos desnecessários", afirmou Hammer.

O Rachel Corrie leva 15 pessoas de origem irlandesa e malaia. "Saímos para entregar essa carga a população de Gaza e é isso que vamos fazer, rompendo o bloqueio. Não temos medo", disse a Nobel da Paz Mairead, de 66 anos. "Indiquei ao diretor-geral da chancelaria irlandesa que esse barco não poderá entrar em Gaza sem ser previamente inspecionado", disse o chanceler Lieberman ontem à noite à TV estatal israelense. Mairead afirmou que os ativistas não admitem a possibilidade de a revista ser feita por israelenses. Mas, segundo o chanceler irlandês, Michael Martin, os manifestantes estão analisando se aceitariam que uma organização internacional vistoriasse a carga.

O bloqueio naval da Faixa de Gaza é mantido por Israel desde 2007 para evitar que o Hamas, facção palestina que controla o território de 1,5 milhão de habitantes, receba armas e munição.