Título: Amorim passa o dia em esforço para evitar moção
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2010, Internacional, p. A11
BRASÍLIA
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, passou o dia de ontem ocupado com ligações para os chanceleres russo e chinês. Também entrou em contato com autoridades turcas e com a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Viotti. O Itamaraty opõe-se às sanções por acreditar que o acordo firmado em Teerã representa um avanço nas negociações com o regime iraniano. Para a Casa Branca, porém, o acordo é "inaceitável".
Pelo acordo, o Irã se compromete a enviar 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento para a Turquia, em troca de 120kg do produto enriquecido a 20% para um reator.
Em entrevista ao programa Roda Viva, exibida anteontem, Amorim reiterou que considera "lamentável que haja essas sanções". O ministro afirmou que está "extremamente preocupado" com a negociação dessa resolução. "Não é só uma questão que diz respeito ao Irã, ao desarmamento e à não-proliferação, é uma questão que diz respeito à própria credibilidade do Conselho de Segurança."
Audiência. Amorim deve participar hoje de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Na semana passada, ele já havia participado de outra audiência, no Senado. Na ocasião, esclareceu pontos do acordo Brasil e Turquia- Irã e reiterou as críticas às possíveis sanções. Afirmou, no entanto, que o País respeitaria a decisão da ONU.