Título: Brasil é líder de emergentes em governança corporativa
Autor: Raquel Landim
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/06/2010, Economia, p. B9

Fórum de investidores global elege o País como lugar mais seguro para negócios com 71% dos votos; China recebe 15%

Alguns dos principais investidores do mundo elegeram o Brasil com o país em desenvolvimento com a melhor governança corporativa. Governança corporativa é um conjunto de processos, políticas e leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida.

O País recebeu 71% dos votos de uma plateia de cerca de 350 investidores reunidos ontem, em Toronto (Canadá), em um painel do encontro anual da Aliança Internacional de Governança Corporativa (ICGN, na sigla em inglês). O restante dos votos foram distribuídos entre China, com 15%, Índia, com 9%, e Coreia do Sul, com 5%.

O ICGN tem 480 membros em 45 países. Os investidores filiados à entidade administram cerca de US$ 9,5 trilhões. Entre os membros, está, por exemplo, o CalPERS (Fundo de Pensão dos Funcionários Públicos da Califórnia). É o maior fundo de pensão do mundo, com investimentos de US$ 55,2 bilhões em 2009.

"Esse resultado demonstra que os investidores estão se sentindo mais protegidos no Brasil do que em outros países", disse José Luiz Osório, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e sócio da Jardim Botânico Investimentos. Osório participou do painel como palestrante, representando o Brasil.

Para a sócia da consultoria Better Governance e conselheira da ICGN, Sandra Guerra, o resultado da enquete mostra que a liderança do Brasil entre os emergentes é "avassaladora" quando se trata de governança corporativa. "Mas temos de melhorar mais, porque a concorrência por capitais cresceu."

Os especialistas atribuem a melhora da percepção dos investidores às novas regulamentações da CVM, à instituição do Novo Mercado, e às reformas feitas pela Bovespa/BM&F. As condições macroeconômicas também melhoraram e o Brasil obteve o grau de investimento das agências de rating.

Rio de Janeiro. A ICGN escolheu ontem o Rio de Janeiro para sediar o encontro anual em 2012. A cidade já recebeu o fórum em 2004. "Vai permitir que os investidores conheçam melhor o País", disse Sandra Guerra.