Título: Apple lança novo iPhone e luta para continuar diferente dos competidores
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2010, Economia2, p. B13

Modelo apresentado ontem por Steve Jobs traz novidades como bateria de duração mais longa e uma câmera frontal que permite videoconferência; empresa tenta se manter soberana em um mercado que atrai a cada dia mais concorrentes de peso

O presidente da Apple, Steve Jobs, apresentou ontem o novo celular inteligente da empresa, chamado iPhone 4. O celular, que começa a ser vendido no próximo dia 24 nos Estados Unidos e outros quatro países, representa um esforço da companhia para continuar à frente de concorrentes como o Google, num mercado cada vez mais competitivo.

O novo iPhone tem uma tela com resolução maior, bateria que dura mais e é mais fino que o modelo anterior. Ele custará de US$ 199 a US$ 299, no mercado americano, vinculado a um contrato de dois anos com a AT&T.

"Me interrompam se já viram isso", disse Jobs, no começo da apresentação, fazendo referência às fotos do novo aparelho que apareceram no site Gizmodo, em abril. Os editores do blog, que estão sendo alvo de investigação, compraram um protótipo perdido do novo iPhone por US$ 5 mil, e a Apple exigiu que eles devolvessem o aparelho.

O iPhone 4 é mais fino que o aparelho original, com cerca de um centímetro de espessura. Ele tem uma câmera frontal, e suas bordas de aço inoxidável permitem colocar o aparelho de pé sobre a mesa, para fazer videoconferências. Ele vem equipado com um giroscópio, sensor de movimento que permite aplicações mais sofisticadas em áreas como jogos e localização.

Apesar de a tela continuar com as mesmas dimensões, de 3,5 polegadas na diagonal, ela tem uma resolução quatro vezes melhor que a anterior. Além da câmera frontal, o iPhone continua a ter uma câmera traseira de cinco megapixels, com flash.

Videochamadas. Por enquanto, o serviço de videoconferência, que se chama FaceTime, só funciona entre dois usuários de iPhone 4 em conexão Wi-Fi, de rede local sem fio. Segundo Jobs, a Apple trabalha com as operadoras celulares para que a aplicação funcione também na rede de telefonia móvel.

A bateria permitirá até sete horas de conversação, comparadas ao limite de cinco horas do modelo anterior. Ela também suporta até seis horas de navegação na internet via rede celular ou até 10 horas via Wi-Fi. O aparelho usa o novo sistema operacional de celulares da Apple, chamado iOS4, que possibilita trabalhar com mais de um programa simultaneamente.

Os novos aplicativos incluem uma versão do jogo Farmville e um software da Netflix que permite às pessoas assistirem vídeos a partir do ponto em que pararam de vê-los na televisão.

Com o lançamento, a Apple tenta aproximar o iPhone de seu tablet iPad, lançado em 3 de abril. A empresa está lançando uma versão para o iPhone do software leitor de livros digitais iBooks, permitindo que os usuários possam escolher qualquer um dos dispositivos para comprar livros ou para lê-los.

Michael Gartenbert, analista da Altimeter Group, disse que a atualização do iPhone coloca pressão em fabricantes de smartphones que usam o software Android, do Google. Lançado em 2008, o Android tem ganhado popularidade em empresas como a Motorola, que adotaram o software para lançar concorrentes do iPhone. "Acho que a Apple sabe como ensinar as pessoas sobre coisas que elas ainda não sabem que querem", disse.

Outros, porém, apontam que a maioria das novidades do iPhone já era esperada. "O lançamento foi mais evolucionário do que revolucionário", disse Daniel Ernst, analista da Hudson Square Research." / REUTERS E AP