Título: Redução de imposto de importação do aço estará na pauta da Camex
Autor: Landim, Raquel; Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2010, Economia, p. B9

BRASÍLIA

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), além de discutir o rumo das negociações entre Brasil e Estados Unidos na questão ao algodão, deve decidir na reunião marcada para quinta-feira a redução do imposto de importação para alguns tipos de aço.

O Ministério da Fazenda prepara um relatório que será apresentado na reunião.

A equipe econômica está monitorando a elevação dos preços domésticos e deve sugerir zerar o imposto para dois ou três tipos de aço. O governo quer evitar que o reajuste dos preços, provocados pelo aumento internacional do minério de ferro, seja abusivo a ponto de provocar uma pressão inflacionária.

Depois de elevar os preços entre 10% e 15% em abril, as siderúrgicas negociam com os clientes um novo reajuste de 10% para junho ou julho.

A justificativa é o aumento do preço do minério de ferro promovido pela Vale. A mineradora dobrou os preços do produto em abril e vai aplicar mais um aumento de 35% a partir de julho. O aço é um insumo importante para a produção de bens como carros, eletrodomésticos e para a construção civil.

No passado, a Camex já reduziu o imposto de importação para 15 tipos de aço para aumentar a concorrência com o produto nacional. Essas alíquotas voltaram ao nível original no ano passado. / R.V e R.L.