Título: Valorização de preço é sinal de que há uma bolha?
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2010, Economia, p. B1

A grande dúvida que existe hoje no mercado imobiliário é se a forte valorização dos preços é sinal de que esteja ocorrendo um bolha no setor. A maioria dos especialistas refuta essa hipótese, mas acredita que os preços devem continuar em trajetória ascendente no curto e médio prazos.

Para o presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe, os preços devem continuar subindo nos próximos dois ou três anos e depois a tendência é de estabilização, iniciando trajetória de queda. O motivo dessa crença é o fato de que a demanda está numa velocidade muito superior à oferta.

Sandro Gamba, diretor de Incorporação da Gafisa em São Paulo, faz coro com Watanabe. "A alta de preços dos imóveis não se trata de bolha." Para o especialista, o aumento dos preços é sustentável porque existe disponibilidade de crédito e os compradores têm poder aquisitivo para fazer frente às prestações. "O mercado imobiliário deve continuar bombando enquanto houver oferta de crédito", acredita o diretor da Fernandez Mera Negócios Imobiliários, Fabio Soltau. Ele não aposta na tese da bolha porque a demanda reprimida pelo é bem superior à oferta. Além disso, Soltau ressalta que movimento semelhante, porém em menor proporção, ocorre no mercado de usados. Isso, para ele, reforça a tese de que a alta de preços é sustentável.