Título: Acabou a temporada de aumento dos servidores, diz Lula
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2010, Economia, p. B4

Presidente diz que não permitirá "sandices", como permitir o retorno de servidores que saíram por demissão voluntária

Dois dias depois de ter sancionado o aumento dos aposentados e dos servidores da Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que "acabou" a temporada de aumentos salariais para o funcionalismo público. Lula disse ainda que não permitirá "sandices", como o projeto aprovado em uma comissão da Câmara que permite a volta ao serviço público federal de pessoas que fizeram acordo e saíram do governo por demissão voluntária.

O presidente reconheceu que "todo dia tem pressão" e disse que todos devem ter responsabilidade, mesmo em período eleitoral. "As pessoas podem estar disputando eleição, mas não podem perder o senso de responsabilidade. O povo não vota em quem ele percebe que não é responsável", declarou Lula, ao acrescentar que "acabou neste ano a questão dos aumentos".

Segundo ele, não adianta pressionar porque não serão concedidos novos reajustes. "O que vamos dar de aumento hoje é aquilo que nós tínhamos acordado em 2008 e temos parcelas a cumprir. Tudo isso será cumprido. Mas, agora, se quiserem discutir aumento, terão de esperar o novo governo, porque eu não posso comprometer o orçamento do governo que vier", advertiu.

Várias categorias estão pressionando os parlamentares e o Executivo por aumentos salariais. Somente dois projetos de lei aprovados em comissões na Câmara implicam gastos de R$ 85 bilhões: o que indexa as aposentadorias do INSS ao salário mínimo e o que reajusta os salários do Judiciário. No Executivo, há greves e pedidos de aumentos de policiais civis, bombeiros e servidores da área ambiental, além dos funcionários que fizeram acordo e saíram por PDV no governo Fernando Henrique e agora querem voltar.

"Pedevista não merece anistia. O cidadão foi chamado, fez um acordo e assinou. Não é possível que, depois que gastou o dinheiro queira voltar", atacou Lula. E emendou: "Podem ficar tranquilos que estou com meu juízo muito perfeito e com a cabeça muito boa para não permitir que haja nenhuma sandice".

O presidente voltou a explicar que deu os 7,72% a aposentados que ganham acima de um mínimo por causa da garantia dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda de que farão cortes para compensar o reajuste, inclusive em emendas parlamentares.