Título: Fim de dívida com FMI deu autonomia a País, diz Dilma
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2010, Internacional, p. A15
A pré-candidata do Partido Trabalhadores à Presidência, Dilma Rousseff, relacionou o voto brasileiro à independência financeira que o País teria conquistado nos últimos anos.
"Quando nós paramos de ter a dívida externa monstruosa que nós tínhamos e a dependência terrível do Fundo Monetário Internacional, nós passamos a criar as condições materiais para ser independente e autônomo. Hoje nós temos 250 bilhões de dólares de reserva, pagamos a dívida e somos credores do fundo monetário", disse a pré-candidata.
Ela acrescentou que o Brasil deve ficar orgulhoso da sua atuação em relação ao acordo com a Turquia e o Irã, apesar da aprovação das sanções pela ONU. "A ONU, ou melhor, seu Conselho de Segurança, seguramente, para ter a posição que teve, negociou seus interesses. Nós tivemos a altivez de defender um caminho de paz, de acordo, de não-sanções", opinou.
"Cultura de paz". Segundo ela, o acordo com o Irã e a Turquia foi motivado pela cultura brasileira do diálogo e da paz, e da percepção de que sanções têm poucos resultados práticos, tomando como exemplo o Iraque.
"Todo mundo votou a favor da guerra e o Iraque não tinha armas de destruição em massa", lembrou.
"Acredito que o Brasil mudou porque hoje ele pode ter uma posição soberana e independente, coisa que ele não tinha em 2003. E sabe por que ele não podia? Você já viu devedor chegar numa reunião com o credor e ser independente? Eu nunca vi."