Título: A vitória silenciosa da rainha do pré-sal
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2010, Economia, p. B3

Vitórias importantes tendem a ser comemoradas de maneira efusiva. Mas a Petrobrás, grande vencedora do processo de votação dos projetos do pré-sal na madrugada de ontem no Senado, celebrou de forma discreta, seguindo a tradição dos grandes monarcas. O ganho mais visível da estatal foi a aprovação, sem alterações, da proposta de capitalização da empresa. O projeto é essencial para que a estatal lance, em julho, a oferta de novas ações e garanta os recursos necessários para enfrentar a forte demanda por investimentos que a exploração de petróleo em águas profundas irá exigir.

Mas a vitória também se deu nos detalhes.

Ao conseguir aprovar o novo modelo de exploração, o governo consagrou a estatal como a operadora única dos novos blocos. A medida, que foi duramente criticada por concorrentes, passou pelo Senado sem maiores contestações.

A Petrobrás também assegurou uma participação mínima de 30% em todos os consórcios que possam ser formados por outras empresas interessadas em disputar as licitações dos blocos de exploração. As poucas palavras de José Sérgio Gabrielli, presidente da estatal, sintetizaram o espírito da vitória silenciosa. Depois do esforço concentrado das últimas semanas, que o levou a um verdadeiro périplo pelos gabinetes do Senado, o executivo foi sucinto ao responder se estava feliz com o resultado alcançado. "Estou", respondeu ele, sem disfarçar o sorriso.

A intenção de fortalecer o papel do Estado na indústria de petróleo ficou clara quando o Planalto apresentou, em setembro de 2009, os projetos de lei que formam o novo marco regulatório de exploração de petróleo e gás no País. Caberá agora à Petrobrás, rainha do processo, concretizar a intenção de seu principal acionista.