Título: Agora, Lula deve vetar reajuste de aposentado
Autor: Lacerda, Ângela ; Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2010, Economia, p. B10

Presidente diz que ainda não decidiu, mas vai sentar e ""analisar economicamente o que é bom ou ruim"" e depois anunciar ao Brasil

Apesar da pressão eleitoral que vem do comitê da candidatura governista ao Planalto, da posição favorável dos ministros da Previdência e do Trabalho e de ter pedido uma revisão dos números das despesas e receitas do Orçamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está agora tendendo a vetar o reajuste de 7,72% para os 8,3 milhões de aposentados que recebem benefícios acima do salário mínimo.

A decisão pode ser tomada ainda hoje ou no início da próxima semana.

A avaliação é que, se o reajuste for sancionado, o presidente desautorizaria a equipe econômica, desautorizaria os líderes do governo - que já foram atropelados no Congresso e seriam atropelados, novamente, pelo Planalto. Além disso, Lula perderia a força política e administrativa para vetar a farra dos reajustes que estão na fila para votação e posterior sanção presidencial - como os reajustes do Judiciário e dos policiais militares e civis.

Ontem, depois de lembrar que tem até o dia 15 para decidir sobre o valor do aumento das aposentadorias, Lula emendou: "As pessoas perguntam por que não falo logo o que vou fazer. Porque o magistrado não se pronuncia fora dos autos do processo. Deixa eu receber, sentar na minha mesa, analisar economicamente o que é bom ou ruim e anunciarei ao Brasil".

Para mostrar que não hesita quando precisa tomar medidas duras, Lula repetiu uma situação familiar. "Sempre conto para meus amigos que uma coisa que mais marcou minha vida foi o dia que meu filho caçula pediu para ir para Miami porque toda a classe dele ia pra lá. Disse que ele não ia porque não tinha dinheiro. Então, da mesma forma que tive coragem de dizer para o meu filho que não tinha dinheiro, tenho coragem de dizer ao povo brasileiro que não vou fazer isso. Porque, se fizer isso, parece bom agora, mas amanhã o prejuízo será do povo pobre."

Dois vetos. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou ontem que o presidente Lula deve vetar o reajuste de 7,72% e também a extinção do fator previdenciário. A seu lado, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o presidente ainda não decidiu se vai vetar o reajuste dos aposentados. Segundo ele, Lula ouviu os ministros da área econômica, mas também das áreas social e política, e ainda vai tomar sua decisão.

Na visão de Lula, a questão eleitoral está por trás não apenas da questão do reajuste dos aposentados, mas também da votação dos royalties, na madrugada de ontem, no Senado.

Em Aracaju, ao ser indagado sobre a distribuição igualitária de royalties do petróleo entre Estados e municípios, o presidente se disse "constrangido" porque, "em ano eleitoral, é sempre muito delicado colocar coisas para votar no Congresso Nacional. Deputados e senadores ficam, eu diria, mais sensíveis à pressão de prefeitos, de sindicatos, da sociedade".

Paciência

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República

¿As pessoas perguntam porque não falo logo o que vou fazer. Porque o magistrado não se pronuncia for dos autos do processo. Deixa eu receber, sentar na minha mesa, analisar economicamente o que é bom ou ruim e anunciarei ao Brasil¿