Título: Panamericano cria um cartão novo em cinco minutos
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2010, Economia, p. B3

Cinco minutos. Esse é o tempo para o cliente preencher uma ficha, apresentar documentos e sair com um cartão de crédito novinho no bolso.

O que parecia impossível há pouco tempo, acontece todos os dias em estandes de venda na entrada de dois mercados de bairros de classe média baixa de São Paulo ? um no Jaraguá e outro no Lauzane Paulista.

Agressiva, a ação descrita acima é do Banco Panamericano. Foi criada para os consumidores da chamada nova classe média, que representa metade da população brasileira.

Para atrair os clientes, o banco não cobra anuidade nos cartões emitidos nos supermercados e oferece limites distintos para compras à vista e a prazo, o que incentiva o parcelamento. Para conseguir entregar o cartão em cinco minutos, o banco teve de instalar máquinas que gravam o nome do cliente na hora.

Pesquisa realizada pelo Datapopular mostra que esses clientes da classe C já respondem por 61% dos cartões de crédito em circulação no Brasil. Para efeito de comparação, as classes A e B carregam 15,8% dos plásticos emitidos.

Mesmo com tamanha presença entre os clientes da nova classe média, ainda há muito espaço para crescer. Apenas 60% das pessoas da classe C têm cartão em seu nome. / F.N.