Título: Cancelamento não tem nada a ver com Obama, diz governo
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/06/2010, Economia, p. B12

Outra das comparações usadas pelo Planalto para explicar a ausência do presidente Lula no G-20 foi o episódio em que o então presidente George W. Bush demorou para ir até Nova Orleans após o furacão Katrina, em 2005. Bush foi visto como insensível e massacrado pela imprensa. Da mesma maneira, não seria uma boa ideia Lula estar em uma cúpula com líderes mundiais, enquanto o número de mortos das enchentes vai aumentando.

Na cúpula do G-20, havia especulação entre jornalistas estrangeiros de que Lula poderia ter cancelado sua participação na cúpula por causa das tensões com o presidente Barack Obama. Mas o Planalto se apressou a desfazer essa percepção. Brasília admite certo mal-estar entre os dois líderes após o episódio das sanções contra o Irã, mas esse não seria um motivo para cancelar a participação na cúpula. O Planalto entende também que essa cúpula está mais esvaziada, não se esperam grandes decisões no domingo, e a reunião de novembro, na Coreia do Sul, é muito mais importante.

Chegou-se a especular que Lula se reuniria com os líderes dos Brics presentes em Toronto e com Nicolas Sarkozy, da França, mas não havia nenhuma reunião bilateral confirmada.