Título: PSDB quer Justiça Juvenil e drogas como questão de saúde
Autor: Duailibi, Julia; Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2010, Nacional, p. A4

O candidato tucano à Presidência, José Serra (PSDB), prepara um plano detalhado de governo com "100 ações para mudar o Brasil". Serra quer o documento pronto em agosto, quando tem início o horário gratuito.

Uma prévia está sendo preparada por equipes de especialistas em diversas áreas, como segurança e agronegócios. A equipe de coordenação do plano de governo tucano reunirá as propostas sob as quatro diretrizes que o PSDB apresenta hoje ao TSE.

O amplo documento, com todas as propostas detalhadas de cada tópico, será apresentado a Serra, que apontará cem delas para compor o programa.

Entre as ações que estão sendo discutidas está a criação de uma Justiça Juvenil. Jovens com idades entre 16 e 21 anos teriam tratamento diferenciado. O assunto é polêmico e exigiria mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nova política. Outra novidade é o combate às drogas como política de saúde pública - não como segurança. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, subordinada ao gabinete de Segurança Institucional; passaria para o Ministério da Saúde, com tratamento de viciados e especial atenção ao crack. Ações de prevenção seriam municipalizadas, com repasse de verbas federais e o envolvimento das pastas da Educação e Assistência.

Trata-se de mudança significativa em relação à política tucana em São Paulo, com foco em presídios e aparato policial. No plano de Serra, o combate ao narcotráfico se concentra nas fronteiras, em portos e aeroportos, com a criação de uma polícia nacional fardada. O objetivo é aumentar o controle da carga que entra no Brasil, inclusive armas e pirataria. A polida federal investiria em inteligência. A coordenação seda do Ministério da Segurança Pública, bandeira de Serra.