Título: Posição dos emergentes foi atendida, diz Mantega
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2010, Economia, p. B3
O Estado de S.Paulo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse estar satisfeito com o resultado da reunião do G-20, em que os países se comprometeram a reduzir déficits e o nível de endividamento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). "A posição dos emergentes está contemplada no comunicado, pois estávamos querendo enfatizar a necessidade de continuar com a recuperação mundial", ressaltou.
Segundo Mantega, a intenção foi aprovada no comunicado por todos, com forte apoio dos EUA e das principais nações emergentes. "Diria que os demais países avançados também concordaram. Então, essa posição nós vencemos e os países vão continuar estimulando a recuperação."
A única exceção do documento em relação ao compromisso foi o Japão, uma vez que o G-20 entendeu que seria difícil o país cumprir a meta estabelecida, por conta de seu elevado déficit.
O ministro Mantega disse que o G-20 reconheceu que a política de consolidação fiscal não deve, entretanto, ser "hostil ao crescimento".
Segundo Mantega, se as economias com os maiores déficits devem adotar o princípio de continuar a recuperação e fortalecer o crescimento poderão até alcançar a meta estabelecida. "Alguns países terão dificuldade e outros conseguirão. Por exemplo, a Alemanha consegue. A França também deve conseguir. Só não vou citar os que acho que não (vão atingir o objetivo)", disse.
Protesto. Mais de 500 pessoas foram presas em protestos em Toronto ontem. Quatro carros da polícia foram incendiados e vários danificados pelos manifestantes, assim como diversas lojas tiveram vidros quebrados.