Título: Estados Unidos tornam-se alvo de multinacionais brasileiras
Autor: Landim, Raquel
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2010, Economia, p. B1

As multinacionais brasileiras estão se aventurando além do seu "quintal", a América Latina. Os Estados Unidos, o maior mercado do mundo, tornou-se o alvo dos investimentos verde-amarelos.

Nos primeiros cinco meses deste ano, 40% do fluxo de investimentos brasileiros diretos foi para os EUA. O cálculo da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet) exclui paraísos fiscais.

A participação americana cresceu à medida que os vizinhos perderam espaço. Em 2001, quase metade (46%) dos estoques de investimentos brasileiros estava na Argentina e no Uruguai. Em 2008, caiu para 17%. No mesmo período, a participação dos EUA subiu de 13% para 29%.

Com 84% nas vendas e 64% dos funcionários no exterior, o frigorífico JBS começou a expansão internacional pela Argentina, mas consolidou o processo nos EUA. A empresa é hoje o maior processador de carne do mundo depois de adquirir ícones americanos: a Swift (2007) e a Pilgrim"s Pride (2009).

"O investimento nos Estados Unidos é um reflexo da maturidade das empresas brasileiras, que foram ganhando musculatura", disse o gerente de internacionalização da Fundação Dom Cabral, Sherban Leonardo Cretoiu.

"A experiência das empresas brasileiras vai permitindo voos mais altos. Ter uma unidade no mercado americano dá status internacional para a empresa", acredita o CEO da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Gabriel Rico.