Título: Empresa portuguesa nega negociação com a Oi
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/07/2010, Negócios, p. B9

A administração da Portugal Telecom (PT) afirmou ontem, em Lisboa, que não abriu negociações para comprar a brasileira Oi, nem para se fundir a ela. A empresa acrescentou que não está estudando nenhuma aquisição específica ou uma fusão no mercado brasileiro.

"O Conselho de Administração não se reuniu nem discutiu estas matérias pelo que consequentemente não tomou nenhuma iniciativa nem constituiu nenhum mandatário para negociar com terceiros qualquer fusão com a brasileira Oi ou sociedade com ela relacionada", afirmou a PT, em nota oficial, elaborada atendendo a pedido da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A nota também tenta pôr panos quentes no atrito entre os acionistas da PT e o governo português. Uma queda de braço se estabeleceu entre o premiê José Sócrates e os acionistas da companhia favoráveis à venda dos 50% que a companhia detém na Vivo, segundo a imprensa portuguesa.

Sócrates trataria os representantes da Ongoing e do Banco Espírito Santo (BES), que somam 15% das ações da PT, como "traidores", desde que as duas empresas aceitaram na quarta-feira passada a oferta de ? 7,15 bilhões feita pela Telefónica.

No final de semana, Sócrates advertiu os acionistas para que não contrariem o sinal enviado pelo governo ao impor seu veto por meio da golden share. "Que os acionistas não violem a vontade do Estado", afirmou. / A.N.