Título: Shell encontra indícios de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
Autor: Vianna, Andrea Jubé
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2010, Economia, p. B7

Descoberta fica na província petrolífera do Parque das Conchas, em frente ao litoral do Espírito Santo

A petroleira anglo-holandesa Shell encontrou indícios de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos. O anúncio foi feito à Agência Nacional do Petróleo (ANP) no dia 25 e confirmado ontem pela companhia, que ainda não tem detalhes sobre volumes e qualidade do óleo encontrado. A descoberta fica na província petrolífera do Parque das Conchas, onde a companhia já produz óleo do pós-sal.

O poço começou a ser perfurado em março, com o objetivo de avaliar a descoberta de Nautilus, integrante do Parque das Conchas, e testar objetivos abaixo do sal. O Parque das Conchas está localizado na porção norte da Bacia de Campos, em frente ao litoral capixaba, entre duas concessões com descobertas no pré-sal: o Parque das Baleias, da Petrobrás, e Wahoo, operado pela americana Anadarko.

Em abril, a Shell comunicou à ANP uma primeira descoberta no poço Nautilus, mas acima da camada de sal. Ontem, confirmou sua primeira descoberta no pré-sal como operadora no País, mas evitou comentar o resultado da perfuração. "A empresa ainda precisa realizar uma análise completa do material", limitou-se a dizer, em nota oficial.

A nota destaca ainda que o comunicado à ANP cumpre determinação da legislação brasileira, em um sinal de que a descoberta não seria divulgada se não houvesse a obrigação contratual. As petroleiras costumam divulgar descobertas em fatos relevantes apenas após a conclusão de avaliações sobre a viabilidade comercial dos poços.

O poço Nautilus foi perfurado pela plataforma Artic 1, usada pela Shell no desenvolvimento do Parque das Conchas. Segundo o projeto original, o poço teria 4.850 metros, mais raso que o pré-sal da Bacia de Santos, onde os poços têm mais de 6 mil m. As águas na região também são mais rasas, com 1,5 mil m de lâmina d"água (distância entre a superfície e o fundo do mar) ante 2 mil no litoral paulista.