Título: Resultado de teste de estresse de banco só será público se entidade deixar
Autor: Newswire, Dow Jones
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2010, Economia, p. B9

Decisão foi anunciada ontem pelo Ministério das Finanças da Alemanha: entidades de bancos condenam divulgação

A Alemanha publicará apenas os resultados de testes de estresse de bancos que concordarem com o processo, segundo o Ministério de Finanças. O país não identificará publicamente as instituições que se recusarem a divulgar os resultados.

Pelas leis alemãs atuais, o governo não pode forçar os bancos a revelar sua base de capital. O porta-voz do Ministério das Finanças, Michael Offer, afirmou que os planos de Berlim para implementar o acordo alcançado na quinta-feira entre os líderes da União Europeia não requer alterações nas leis do país.

A declaração de Offer, feita por e-mail, pareceu contradizer comentários que tinha feito apenas algumas horas antes em uma entrevista coletiva do governo, quando sugeriu que o governo poderia buscar alterações legais para permitir que o balanço dos bancos se tornem públicos.

"O que precisa ser mudado para atingir este objetivo será analisado", disse Offer a jornalistas na ocasião. Questionado sobre a discrepância das declarações, o porta-voz disse que seus comentários mais recentes refletem planos que "já foram finalizados".

Segundo Offer,o órgão regulador alemão BaFin e o banco central da alemão, ajudarão a coordenar os testes e sua divulgação.

Divergências. Líderes europeus acordaram, em um encontro em Bruxelas realizado na quinta-feira, em publicar os resultados de testes de estresse dos maiores bancos da União Europeia. Alguns governantes afirmam que os resultados de todos os testes seriam publicados, enquanto outros dizem que apenas os resultados das 25 maiores instituições seriam publicados.

Offer declarou que os ministros de finanças europeus vão definir, em breve, os detalhes do processo dos testes de estresse e que os resultados serão divulgados até o final de julho.

Associações de bancos holandeses e britânicos se opõem à publicação dos resultados dos testes, "Publicar os resultados pode levar a situações indesejáveis", declarou um porta-voz da entidade holandesa.