Título: Moreno é reeleito para a presidência do BID
Autor: Marin , Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/07/2010, Economia, p. B6

Colombiano foi reconduzido ao cargo por unanimidade e aclamação dos 48 países-membros; Brasil espera nova capitalização do banco até 2014

Por unanimidade e aclamação, os 48 países do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reelegeram ontem o colombiano Luis Alberto Moreno como presidente da instituição por mais cinco anos. O voto brasileiro foi dado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que espera ver na pauta do BID nos próximos anos nova capitalização da instituição até 2014. Em março, ao fim de um ano e meio de negociações, os sócios do BID concordaram com a injeção de capital adicional de US$ 60 bilhões, o que representou acréscimo de 70% no caixa da instituição. Segundo Bernardo, o valor foi "adequado", mas correspondeu a apenas um terço dos US$ 180 bilhões necessários, do ponto de vista brasileiro, para fazer frente à demanda por crédito dos países latino-americanos. "Vamos precisar de uma nova capitalização do BID daqui a quatro anos", avisou Bernardo. Sem nenhum concorrente, Moreno foi reeleito em clima interno de motim. Recentemente, artigo editado na página da internet do Bank Information Center, instituição que dá apoio ao BID e ao Banco Mundial, denunciou que Moreno havia aprovado operações de financiamento irregulares para Venezuela, Chile e Equador. O artigo foi assinado apenas por "gerentes e funcionários". No texto, os funcionários ainda acusaram o Brasil de ter barganhado seu apoio a Moreno em troca da nomeação de Alexandre Meira da Rosa, então secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, para o posto de gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BID. Ontem, ao defender a recondução de Moreno, o secretário de Fazenda do México, Ernesto Cordero, disse que "não havia melhor pessoa" para o posto e que não houve negociação sobre a eleição. Moreno foi lacônico. "Não conheço quem assinou e não comento cartas anônimas."

Anonimato LUIS ALBERTO MORENO PRESIDENTE DO BID "Não conheço quem assinou e não comento cartas anônimas" (sobre um artigo com denúncias, publicado na página do BID na internet e assinado por "gerentes e funcionários")