Título: Indústria se prepara para recolher equipamentos usados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2010, Vida, p. A13

Primeiras reuniões para detalhamento da política serão realizadas ainda este mês; desafio será educar o consumidor

Após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a indústria já começa a se preparar para a obrigatoriedade da logística reversa. Na prática, itens como pilhas, pneus e produtos eletroeletrônicos, depois de usados, devem retornar às fábricas, que darão a destinação ambiental adequada. O sistema ainda precisa passar por detalhamento, o que será feito após a regulamentação da política, que agora segue para sanção presidencial.

Para isso, já estão previstas reuniões para dar início aos acordos entre os setores da indústria e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A primeira, marcada para o dia 26, será sobre o descarte de lâmpadas e outra, no dia 27, sobre como funcionará o descarte de eletroeletrônicos. "Implementar um sistema de logística reversa não vai representar um custo relevante para a indústria. Mas será preciso, antes, educar o consumidor", afirma André Luiz Saraiva, diretor de responsabilidade socioambiental da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Algumas empresas estão experimentando o modelo. É o caso da TGestiona, que faz parte do grupo Telefônica e recolhe equipamentos como computadores e modems em empresas há dois anos. "Foram 1,1 milhão de equipamentos recolhidos nos últimos oito meses. Esse será um segmento promissor", diz Marcelo Souza, diretor de logística.