Título: Para analistas, negócio é só uma questão de tempo
Autor: Salomon, Marta
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/07/2010, Negócios, p. B10

Com a ilegalidade do uso da ação especial pelo governo português, é uma questão de tempo para que a Telefónica assuma o controle da Vivo, avaliam analistas ouvidos pela Agência Estado. "Há chances de o negócio ser concretizado até o dia 16 de julho, prazo de vigência da oferta da Telefónica", disse a analista de telecomunicações da SLW, Rosângela Ribeiro. Ela avaliou que, diante do resultado da assembleia do dia 30, favorável à venda, nem será necessária a convocação de uma nova assembleia para analisar o assunto.

A analista da Link Investimentos Maria Tereza Azevedo ressalta que a decisão do dia 30 é irrevogável, e que, por isso, é provável que a análise sobre a oferta estendida até o dia 16 fique agora por conta da cúpula da Portugal Telecom. Ela diz ainda que outra alternativa seria os acionistas da PT tentarem reverter a decisão do dia 30, com base na decisão de hoje do tribunal europeu. "Portugal deve acatar a decisão do tribunal, mas isso pode demorar um tempo", disse.

O analista de telecomunicações do Banif Alex Pardellas também avalia que a venda da fatia da Vivo à Telefónica deverá ser concretizada. "O negócio deve ser concluído porque é a vontade dos acionistas e pela impossibilidade de o governo português interferir", afirmou.

A intenção da Telefónica em adquirir a fatia da PT na Vivo é integrar as operações móveis com a fixa, garantindo à companhia futuros ganhos de rentabilidade, por meio da diluição de custos e aumento do retorno por usuário, além da otimização dos investimentos.