Título: Economia desacelera para nível mais sustentável, dizem analistas
Autor: Graner, Fabio ; Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/07/2010, Economia, p. B4

A economia brasileira deve desacelerar na segunda metade do ano e isso será bom para o Brasil, ao contrário da desaceleração experimentada durante a crise global, acreditam analistas entrevistados pela Agência Estado. "O Brasil vai voltar para um nível de crescimento razoável. Não seria possível sustentar um crescimento de 7%", avalia David Beker, chefe para América Latina do Bank of America Merrill Lynch, em Nova York.

Apesar de não acreditar que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro volte a ser forte como no primeiro trimestre, Beker ainda espera um crescimento econômico robusto neste ano, de 7,2%, recuando para 4%, em 2011.

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010 em comparação ao mesmo período de 2009. "É quase impossível repetir o crescimento do primeiro trimestre", diz Bertrand Delgado, analista sênior para mercados emergentes da Roubini Global Economics (RGE) em Nova York. Para ele, uma expansão "justa" para o potencial da economia brasileira está na faixa de 4% a 5%. Sua estimativa para PIB este ano é de crescimento de 7% e de 4,6% em 2011. "A desaceleração não é negativa, mas positiva. O País vai desacelerar para taxas de crescimento mais sustentáveis."

Parte dessa desaceleração, dizem analistas, se dará por causa da piora do cenário externo, especialmente a crise da dívida soberana na zona do euro, mas também por um crescimento menor na China e nos Estados Unidos, além da retirada dos estímulos fiscais no Brasil e aperto monetário no País. "É uma confluência de fatores, mas o que explica é um cenário de crescimento global mais fraco", afirma Beker.