Título: Para ex-secretário, problema maior é a qualidade dos gastos
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/07/2010, Economia, p. B1

Para o ex-secretário da Receita Federal e hoje consultor tributário Everardo Maciel, o problema da elevada carga tributária não é o valor cobrado dos contribuintes, e sim a qualidade dos gastos no Brasil.

"Se quer mudar a carga tributária, então começa a olhar para a despesa", diz Maciel. "É no mínimo ingênuo querer baixar a carga tributária com o mesmo nível de gasto público." O crescimento dos gastos com pessoal, segundo ele, é alarmante.

Além disso, ele cita que o Brasil gasta em áreas sociais mais que a média da carga tributária total. "É um país que se espelha no modelo do welfare state (estado de bem-estar social), porém de má qualidade, diferente do estado de bem-estar social na Europa."

O pior, segundo Maciel, é que está mudando a natureza do gasto público. Desde a promulgação da Constituição de 1988, o gasto público vem se expandindo de forma acelerada, enquanto os investimentos públicos despencaram. "Hoje, os investimentos públicos na área federal representam um quarto, como proporção do PIB, do que eram em 1988."

Entre as razões para o aumento do gasto, Maciel cita a criação "irracional" de municípios e a política de pessoal construída ao sabor das pressões corporativas, além da generosidade dos programas de assistência social. "Todos pagos por conta da dívida pública."