Título: EUA fecham 125 mil postos de trabalho em junho
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/07/2010, Economia, p. B6

Apesar da redução no número de vagas e da criação de apenas 83 mil empregos, índice de desemprego recuou para 9,5% no mês

Os Estados Unidos apresentaram uma taxa de desemprego de 9,5% em junho, segundo o Departamento do Trabalho, como resultado da criação de apenas 83 mil postos no setor privado e do corte de outros 125 mil.

O indicador de junho representou um modesto recuo de 0,2 ponto porcentual em relação a maio. Em números absolutos, significa existirem 14,6 milhões de desempregados no país. Porém, não contabiliza os 652 mil americanos que desistiram de procurar trabalho no período.

A taxa de desemprego dos EUA no primeiro semestre se manteve em 9,7%, na média, e em linha com o porcentual entre julho e setembro de 1983, quando o país também estava mergulhado em severa crise.

Mesmo diante desse cenário, o presidente americano, Barack Obama, limitou-se ontem a anunciar a liberação de US$ 795 milhões para 66 projetos de conexão de lugares ermos à internet. A medida, calculou Obama, beneficiará mais de 685 mil negócios e 2.400 escolas do país.

Engessado pelo compromisso assumido com os demais líderes do G-20 (grupo das economias desenvolvidas e emergentes) de cortar o déficit público, que alcança quase 100% do Produto Interno Bruto (PIB), Obama teve o cuidado de não sinalizar com nenhum novo pacote de estímulo à economia. No começo de 2009, ele conseguira extrair do Congresso a autorização para aplicar US$ 862 bilhões em medidas para recuperar a atividade.

Ontem, Obama preferiu apenas fazer promessas que não interferem no ajuste fiscal e a imprimir um tom otimista. No Congresso, seu governo trabalha pela aprovação de medidas pontuais, como os projetos de ampliação do seguro emergencial de desemprego, de facilitação de crédito a pequenas empresas e de ajuda aos Estados e municípios quebrados e prestes a demitir servidores das áreas de segurança e de educação. "Não tenha dúvidas: nós estamos na direção correta. Para muitos americanos e para mim mesmo, não estamos indo suficientemente rápido. A recessão cavou um buraco para nós de quase 8 milhões de empregos", afirmou Obama. "Para todo americano que procura emprego, prometo que farei tudo o que puder para ajudar nossa economia a criar empregos e oportunidades para todas."

Cicatrização. De acordo com os dados do Departamento de Trabalho, em junho, 6,8 milhões de americanos estão desempregados há 27 semanas ou mais. Esse número corresponde a 45,5% dos sem emprego no país. As estatísticas apontaram que 8,6 milhões trabalham somente parte da jornada diária e outras 2,6 milhões estão marginalmente vinculadas ao mercado de trabalho.

Para Christina Romer, presidente do Conselho Econômico da Casa Branca, os dados de junho mostram sinais de "cicatrização", que são importantes porque se deram numa época de volatilidade no mercado mundial.