Título: Mercosul tenta avanço em acordo com UE
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2010, Economia, p. B5

Reunião discute negociações comerciais, mas tensão entre Venezuela e Colômbia é destaque

A crise diplomática entre a Colômbia e a Venezuela promete marcar as discussões da reunião de cúpula de ministros e presidentes do Mercosul, que começa hoje na cidade argentina de San Juan, faltando cinco dias para a posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, na sexta-feira.

"Não é um assunto de agenda", minimiza o chanceler argentino Héctor Timerman, em referência ao conflito caribenho, intensificado pelas ameaças de guerra por parte do presidente venezuelano Hugo Chávez e sua ordem de mobilizar tropas à fronteira. Mas, ele admite que o caso estará na mesa de discussões: "Os presidentes mantêm diálogos sobre todos os assuntos."

Formalmente, a agenda oficial da cúpula está centrada na discussão sobre o fim da dupla tributação alfandegária - que arrasta-se sem solução há seis anos - e o lançamento do código alfandegário, que estaria "quase pronto", segundo a diplomacia em Buenos Aires. Os integrantes do Mercosul esperam anunciar um acordo de livre comércio com o Egito, além de avaliar o andamento da retomada das negociações para um acordo com a União Europeia. Os governos do Mercosul anunciarão os investimentos realizados pelo Fundo de Convergência Estrutural.

Estarão presentes em San Juan, além de Hugo Chávez, os presidentes dos países-sócios do Mercosul: o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o uruguaio José Mujica, o paraguaio Fernando Lugo, além da anfitriã do evento, a presidente argentina Cristina Kirchner.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, e Sebastián Piñera, do Chile, irão na categoria de presidentes de países associados. A diplomacia argentina negou os rumores sobre a eventual presença do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos.

A presença de Hugo Chávez deve-se ao fato de a Venezuela ser considerada "sócio em processo de adesão". A sociedade plena da Venezuela está pendente da aprovação do Parlamento paraguaio, onde os partidos da oposição resistem à ideia. A resistência intensificou-se nas últimas duas semanas, com as tensões entre Caracas e Bogotá.

Amanhã à tarde, depois do encerramento da cúpula do Mercosul, haverá uma reunião bilateral entre a presidente Cristina Kirchner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PRINCIPAIS TEMAS

Regras Discussão sobre o fim da dupla tributação alfandegária e possível lançamento do código alfandegário do bloco

Parceria Anúncio de acordo de livre comércio entre Mercosul e Egito

Incentivo Programa de investimentos com recursos do Fundo de Convergência Estrutural

Bloco Retomada de negociações com a União Europeia

Impasse Crise diplomática entre a Colômbia (não está na agenda oficial, mas deve ser um dos principais assuntos do evento)