Título: Governo brasileiro espera que Teerã aceite oferta
Autor: Worth , Robert F.
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2010, Internacional, p. A14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva torce para que o Irã aceite sua proposta de receber a iraniana condenada à morte por apedrejamento. Em conversa ontem com um assessor direto, Lula explicou que ofereceu o asilo por se tratar de um caso de direitos humanos, sem implicações políticas para Teerã.

Na conversa com o assessor, ele disse que é possível atuar de forma "aberta" porque Sakineh Ashtiani não é uma condenada política ou dissidente. Lula fez a oferta de refúgio no último sábado, em discurso de campanha ao lado da candidata de seu partido à presidência, Dilma Rousseff.

O Planalto e o Itamaraty veem no caso uma chance de mostrar que o Brasil está atento à questão dos direitos humanos e só não entra de forma "aberta" em muitos casos por causa do risco de ser acusado de interferência política.

Ontem, na Argentina, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, disse que conversará com Lula sobre a melhor maneira de formalizar a oferta de asilo. "Não é a primeira vez que o presidente faz algo assim. Uma oferta semelhante já foi feita a uma nigeriana condenada à morte", disse Amorim. / COLABOROU ARIEL PALACIOS