Título: OMS declara fim do risco mundial de gripe suína
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2010, Vida, p. A18
Entidade enfrenta agora crise de credibilidade e vai promover reformas no protocolo para lidar com novos surtos
Pouco mais de um ano depois de declarar a primeira pandemia de gripe em quatro séculos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ontem seu fim e garantiu que não existe risco de a gripe suína voltar a ser uma ameaça global. Mas, se a pandemia acabou, antes disso atingiu a credibilidade da OMS. A entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), vive a pior crise de sua história e teme-se que suas recomendações não sejam consideradas como antes. Na prática, o vírus H1N1promoveuamortedoregulamentosanitário internacional, criado 2007, que estabelecia quando uma pandemia deveria ser declarada. Em seu primeiro teste, o protocolo fracassou. A OMS iniciará agora uma profunda reforma de como lidar com novos surtos, como anunciar às populações e mesmo como denominar os fenômenos. As novas regras devem ser estabelecidas em um ano. Entre os especialistas convocados para ajudar na reforma está o brasileiro Eduardo Hage, diretor da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde. Em junho de 2009, a entidade declarou que o vírus da gripe havia saído do controle, exigindo a mobilização de governos em todo o mundo e recomendando a compra de vacinas e antivirais. Além de ter proporcionado lucros milionários para os laboratórios Glaxo Smit hKline e a Sanofi Aventis, a OMS também é acusada de ter espalhado um pânico desnecessário. Ontem, um comitê técnico da entidade concluiu que o vírus está com o comportamento equivalente ao de outros vírus da gripe que surgem sazonalmente. O ritmo de transmissão também foi freado. O H1N1 não é mais de preocupação internacional, afirmou a diretora da OMS, Margaret Chan. Com18,4 mil mortes registradas pela gripe suína, Chan se disse aliviada e feliz. Tratava-se de um novo vírus e uma população não imunizada. Com 350 milhões de pessoas vacinadas em um ano no mundo, em muitos países até 40% da população estaria imunizada.
Vírus continuam circulando
Apesar do fim da pandemia, o vírus H1N1 continuará presente e provocará surtos localizados ao redor do mundo. A diferença, porém, é que o H1N1 atuará como um vírus da gripe sazonal.
CRONOLOGIA
25 de abril de 2009 Doença localizada Gripe de potencial pandêmico atinge EUA e México. 2 de maio de 2009 Propagação Casos confirmados na Europa e Ásia; alerta sobe para nível 4, numa escala de 6. 11 de junho Pandemia Mesmo com retrocesso de contágio no México,OMS declara alerta máximo.