Título: Tucano apresenta plano para a área de segurança
Autor: Bramatti, Daniel
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2010, Nacional, p. A4
O Pelourinho, em Salvador (BA), foi o palco para o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, apresentar ontem seu programa de governo para a segurança. "Isso não é promessa, não é compromisso, é um anúncio do que vamos fazer, se formos eleitos." O plano tem sete tópicos, entre eles a já anunciada criação do Ministério da Segurança.
"Não vamos aumentar o número de ministérios - pelo contrário, vamos diminuir, porque o Brasil tem ministérios demais. Mas o Ministério da Segurança se impõe, pela situação pela qual passa o País. " Entre os itens citados, estão a integração dos cadastros de pessoas e veículos, a criação de força policial permanente, para cobrir fronteiras e prevenir crimes ambientais, e a informatização dos sistemas policiais.
A escolha da Bahia para o lançamento do programa foi estratégica. Serra falou sobre um tema que é apontado como o ponto fraco da atual administração estadual, a cargo de Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição. Entre 2006 e 2009, a Bahia registrou um aumento de 49,6% nos índices de homicídio. Além disso, o candidato pôde mostrar sua proximidade com o Estado (foi a sétima visita este ano), quarto maior colégio eleitoral do País.