Título: Negociações foram em Buenos Aires e NY
Autor: Costa, Melina
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2010, Economia, p. B1

Discussões foram em compo neutro para que não vazassem e para evitar influências das Legislações locais

As famílias controladoras de TAM e LAN conversavam há pelo menos seis anos sobre a possibilidade de juntar as operações. Mas as negociações só começaram a ficar realmente sérias nos últimos três meses. Isso porque, segundo um dos envolvidos no processo de fusão, cada vez mais o mercado mundial de aviação tem rumado no sentido de unir esforços entre as companhias aéreas, mesmo as grandes.

Num primeiro momento de negociação as conversas ficaram polarizadas entre as famílias Amaro, da TAM, e Cueto, que controla a LAN. Os Amaro foram visitar os donos da LAN na capital chilena e estes estiveram no Brasil para jantar na casa dos proprietários da TAM.

Numa etapa seguinte o mandato foi assumido pelos executivos das duas empresas, pelos bancos que representaram o dois lados e pelos escritórios de advocacia. As equipes circularam entre Buenos Aires e Nova York para chegar até o melhor termo para ambos.

Na reta final, Marco Antônio Bolonga, CEO da holding daTAM, encabeçou as negociações junto com André Esteves e Carlos Fonseca, do BTG Pactual, e Antonio Meyer, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice- todos pelo lado da companhia brasileira. Do lado da LAN, as negociações foram conduzidas pela família Gueto, com o apoio do banco J.P. Morgan e os escritórios de advocacia Pinheiro Neto e Sullivan & Gromel, com sede em Nova York,