Título: Latam é a aérea mais valiosa das Américas
Autor: Costa, Melina
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2010, Economia, p. B1

Empresa que une TAM e LAN será a 18ª do mundo em transporte de passageiros

A Latam, empresa que nascerá da união da brasileira TAM e da chilena LAN, é a companhia aérea de maior valor de mercado das Américas, segundo estudo da consultoria Economática, que exclui o mercado canadense. A empresa valerá US$ 12,26 bilhões, à frente de gigantes americanas da aviação civil como Delta, Continental e American Airlines.

Em entrevista ao Estado, o presidente da TAM, Líbano Barroso, afirmou que o valor de mercado da "recém-nascida" Latam já é o terceiro maior do mundo, atrás apenas das estatais Air China e Singapore Airlines.

Quando se considera as empresas das Américas de maneira separada, a LAN já ficaria na primeira colocação, com US$ 9,2 bilhões, seguida de perto pela Delta, com US$ 9,1 bilhões, e da Southwest, com US$ 8,5 bilhões. A TAM apareceria na 7.ª posição, com pouco mais de US$ 3 bilhões de valor de mercado, atrás da rival brasileira Gol, que ficaria no 4.º lugar, com quase US$ 4 bilhões.

Os resultados consideram os valores de fechamento de ontem e, portanto, incluem a forte valorização dos papéis da LAN e da TAM percebida depois do início dos rumores da fusão no mercado. Na BM&FBovespa, a ação da TAM subiu cerca de 30% - com forte concentração do movimento fim do pregão e no chamado after market -, enquanto os papéis da LAN tiveram a negociação suspensa em Santiago após subirem quase 8% no dia.

Unidas, as empresas vão consolidar a posição de líderes em transporte aéreo de passageiros no mercado latino-americano, com 17,6% de participação, revela estudo da consultoria Euromonitor International. A Latam vai se distanciar da Gol, 2.ª colocada no ranking da América Latina, que atualmente responde por 9,1% do total de passageiros transportados na região. Separadas, TAM e LAN tinham, respectivamente, 11,7% e 5,9%.

No mundo. Apesar de importante para o mercado latino-americano, levantamento da Euromonitor ressalta que a nova companhia ainda ficará bem longe das líderes mundiais em número de passageiros transportados. A TAM respondia por 0,8% do total de passageiros transportados no mundo e a LAN tinha mais 0,4%. A TAM antes aparecia na 23.ª posição no mundo; a Latam agora ficará no 18.º lugar. Conforme a consultoria, o tamanho da empresa será equivalente ao de importantes companhias aéreas chinesas, como China Southern Airlines e Air China.

Em relação às verdadeiras gigantes da aviação civil, porém, a posição da Latam ainda será frágil. Os dados mostram que a participação de 1,2% da Latam é bastante inferior à posição da americana Delta, que lidera o ranking com 6,2% de passageiros transportados no mundo, seguida pelas europeias Air France-KLM (5,2%) e Lufthansa (4,9%).

Entre os analistas, o consenso é que a Latam nasce fortalecida para estender sua atuação entre diferentes nações latino-americanas - a LAN já havia anunciado planos de entrar no mercado colombiano em 2011, incomodando a Taca-Avianca, que passou por uma fusão em 2009.

Para a consultoria Euromonitor, a criação da Latam é uma resposta a este tipo de movimento: "É algo importante as duas companhias. O negócio solidifica o acordo de compartilhamento de voos entre as companhias e também permitirá que as marcas sejam mais competitivas no quesito preço e tenham mais poder para negociar com fornecedores."

Ambas as companhias abrem mercados com o negócio. A LAN tinha atuação modesta no Brasil, maior mercado aéreo da América Latina, afetada pelo limite de capital externo no setor. A TAM era pouco representativa no Chile, Equador e Peru, onde a LAN lidera. / COLABOROU MELINA COSTA