Título: Aposta anterior acabou resultando em prejuízo
Autor: Bertolino, Cíntia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/08/2010, Negócios, p. B19

Há mais de 20 anos, Anthony Ward acompanha o mercado de cacau obsessivamente. Logo após a monstruosa compra ser divulgada, não tardou para a imprensa britânica começar a chamá-lo de Chocolate Finger, em alusão ao vilão Goldfinger, arquirrival de James Bond em 007 Contra Goldfinger (1964).

Embora muita gente o veja mesmo como um vilão, Ward é um negociante extremamente meticuloso. Antes do início de cada safra, ele manda seu staff a grandes propriedades para contar os frutos de cacau e, a partir daí, tentar prever o volume da produção.

A prática, comum no mercado, é só uma das vantagens que ele tenta manter de seus competidores.

Em uma rara entrevista no início deste ano ao canal de finanças Opalesque, "o lendário trader de commodities", como foi apresentado, falou de sua estratégia.

Canais próprios. "Nossos especialistas analisam informações que ninguém conhece. Também temos nossos próprios canais de meteorologia em lugares estratégicos do mundo que mais ninguém tem acesso", disse Ward na entrevista.

Essa não é a primeira vez que Ward arrisca alto. Em 1996, ele comprou 10% de toda a produção anual da Costa do Marfim, apostando que a colheita daquele ano não seria tão frutífera.

A colheita foi abundante e o especialista perdeu milhões.

Em 2002, já com a Armajaro, fundada em 1998, ele apostou novamente no mau desempenho da Costa do Marfim e seu deu muito bem (teve um lucro de US$ 140 milhões).

Discreto, Ward não costuma dar entrevistas. Procurada pelo Estado, a direção da Armajaro não quis se pronunciar.

Com sede em Londres, a empresa é uma das três maiores traders de commodities do mundo, com escritórios na África, Ásia, América do Norte e do Sul.

Há dois anos, a Armajaro abriu um escritório em Santos, onde negocia café.