Título: Philips faz aquisição na área de saúde
Autor: Luz , Cátia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/09/2010, Negócios, p. B12

A Philips do Brasil anunciou na tarde de ontem a compra da Wheb Sistemas, uma das empresas líderes em sistemas de gestão clínica no País. A aquisição, que não teve o valor divulgado, é a quarta do grupo holandês no setor de saúde no mercado brasileiro.

"Com a Wheb, a Philips aumenta a integração de produtos e serviços e passa a oferecer mais soluções no segmento de saúde", diz o presidente da Philips do Brasil, Marcos Bicudo.

O setor é estratégico para a subsidiária brasileira. Na Philips mundial, cada uma das três áreas de negócios da companhia - consumo e estilo de vida (formado por eletrodomésticos e eletroeletrônicos), iluminação e cuidados com saúde - possui um peso semelhante no faturamento global. Mas, no Brasil, a divisão é desigual: só o setor de consumo e estilo de vida responde por mais de 60% da receita.

Com as aquisições, a empresa quer ampliar o portfólio do segmento de saúde e a fatia do setor no faturamento. "Há quatro anos, cuidados com saúde respondia por apenas 6% de tudo o que vendíamos. Hoje, depois de R$ 400 milhões de investimento na área, a saúde já responde por 25% da receita", diz Bicudo.

Gestão. Fundada há 13 anos em Blumenau, a Wheb Sistemas tem cerca de 200 funcionários e desenvolve software de gestão integrado para prestadores de serviços em saúde - que vão de clínicas a operadoras de planos de saúde. Entre os clientes, estão hospitais como o Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Samaritano.

Os softwares de gestão clínica integram as informações de vários departamentos dos hospitais, permitindo a unificação e o controle tanto de dados econômico-financeiros, como de informações clínicas dos pacientes. "Além de reunir as informações, o software dá inteligência aos dados. É capaz de calcular, por exemplo, as doses específicas de medicamentos para determinados pacientes", afirma Tom Adriola, diretor global de Sistema de Gestão e Cuidados Críticos da Philips.

Plano. Segundo o vice-presidente de Cuidados com a Saúde, Daurio Speranzini Júnior, a aquisição da Wheb é o último passo de uma estratégia definida em 2006. "Naquele ano, já tínhamos identificado uma migração de recursos para os mercados emergentes e decidimos montar um time de pessoas especializadas em análise de negócios e aquisições no Brasil", diz. "Escolhemos então cinco empresas como alvo de aquisição. Das cinco, apenas um negócio não se concretizou", conta, sem revelar a operação que não teve sucesso.

A experiência no Brasil é a primeira da Philips global no desenvolvimento de sistemas de gestão clínica e deve servir de modelo para países como China e Índia. Na avaliação de Carlos Alberto Suslik, coordenador do MBA em Gestão de Saúde HIAE-Insper, o movimento da Philips no Brasil reforça uma tendência mundial. "Em vez de serem apenas vendedores de equipamentos, os grandes players desse mercado estão se transformando em provedores de soluções."

PARA LEMBRAR Atual ciclo de compras teve início em 2007

A Wheb Sistemas é quarta empresa brasileira da área de saúde adquirida pela Philips. A estreia do grupo holandês no setor foi em 2007, com a aquisição da VMI Sistemas Médicos, fabricante de equipamentos de diagnósticos clínicos por imagem localizada em Lagoa Santa (MG). No ano seguinte, a Philips comprou a Dixtal Biomédica e Tecnologia, de São Paulo, empresa líder no País na fabricação de equipamentos hospitalares para o monitoramento de pacientes. Em março deste ano, a marca holandesa voltou às compras no segmento de saúde, com a aquisição da Tecso Informática, empresa do Rio de Janeiro. A empresa desenvolve sistemas de informação de radiologia, que armazenam, processam e distribuem dados e imagens radiológicas de pacientes.