Título: BB vê oportunidade com pessoa física e jurídica
Autor: Pacheco, Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2010, Economia, p. B11

A associação do Banco do Brasil com Bradesco e Banco Espírito Santo (BES) foi a primeira experiência de peso do setor financeiro brasileiro no continente africano. O negócio foi anunciado há cerca de um mês e a proposta é formar uma holding financeira e ampliar a atual participação do BES na África. O banco português atua em seis países.

Segundo Alan Toledo, vice-presidente do Banco do Brasil, há muitos motivos que justificam a parceria, como o fato de cada vez mais empresas brasileiras terem presença na África, o que pode resultar em oportunidades na área de crédito empresarial.

"Com a internacionalização de seus negócios, a participação no continente, ganhou novas dimensões. Existe um potencial de crescimento para vários dos nossos negócios, como os serviços de bancarização, com venda de produtos como cartão de crédito e seguros, além da abertura de contas, até o conhecimento que temos em tecnologia bancária", detalha. Em Angola, por exemplo, o índice de bancarização é de apenas 6,7%.

Toledo cita ainda alguns dados da balança comercial entre o Brasil e o continente. Em 2000, segundo ele, o País exportava US$ 1,3 bilhão. No ano passado foram cerca de US$ 10 bilhões. "As exportações têm crescido a uma média anual de 28% e as importações em cerca de 23% ao ano. São números que sustentam uma forte perspectiva de crescimento", explica o diretor.