Título: Piñera espera resgatar mineiros em até 13 dias
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/10/2010, Internacional, p. A7

Presidente chileno diz que operação pode acabar antes de sua viagem à Europa, dia 17; previsão inicial era de concluir os trabalhos antes do Natal

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse ontem esperar que o resgate dos 33 mineiros presos há dois meses em uma mina no norte do país termine antes de sua viagem pela Europa, programada para meados deste mês. A previsão de Piñera é mais otimista que a feita na semana passada pelo ministro de Mineração, Laurence Golborne. De acordo com ele, os mineiros poderiam ser resgatados durante as duas últimas semanas do mês. "Estamos bem perto de resgatá-los. Temos feito tudo o que nos é humanamente possível", disse Piñera a uma rádio local. As equipes de resgate trabalham aceleradamente na operação de salvamento dos operários. Eles estão presos a 700 metros de profundidade desde o dia 5 de agosto, quando um desabamento bloqueou as saídas da mina. O governo definiu três planos de resgate. O chamado Plano B é o mais avançado. Ele já deve atingir em breve a galeria onde os mineiros estão abrigados e faria o caminho de volta, alargando a abertura por onde os operários serão retirados. A sonda está a 423 metros da superfície.

"Espero poder resgatá-los antes de partir para a Europa, mas, para mim, é muito importante compartilhar este momento com os 33 mineiros, assim como com seus familiares. Será uma notícia que levará esperança e alegria para o mundo inteiro", disse Piñera.

O presidente deve começar sua viagem no dia 17. Ele passará pela Grã-Bretanha, França e Alemanha. "Estamos tentando compatibilizar as agendas e, obviamente, a viagem vai se ajustar ao resgate, que faremos o mais cedo possível", concluiu.

Preparativos. Golborne afirmou que o governo chileno já está tomando medidas para a saída dos mineiros. Ele adiantou que, apesar de mais de 500 meios de comunicação do mundo estarem cadastrados para fazer a cobertura da saída dos mineiros do hospital - quando receberem alta -, nem todos terão acesso aos resgatados.

Além disso, o ministro afirmou que um heliponto foi preparado, nas proximidades da mina San José, que receberá dois helicópteros da Força Aérea Chilena, que levarão os trabalhadores para um hospital da região.

Hoje, as autoridades chilenas esperam a chegada de equipes de resgate da polícia e do Exército, que serão responsáveis pela retirada dos mineiros da mina. Os militares devem fazer testes com a cápsula de resgate assim que chegarem ao local.

PARA LEMBRAR

Os 33 mineiros foram encontrados com vida depois de 17 dias soterrados em uma mina de ouro e cobre. A Mina San José foi fechada pela primeira vez em 2007, quando uma explosão matou um trabalhador. Em 2010, um de seus empregados teve as pernas mutiladas. O trabalho de resgate é a maior operação da história do setor minerador, superando o incidente de julho de 2009, na China, quando 13 mineiros passaram 25 dias presos.