Título: Nova descoberta confirma óleo leve na região de Tupi
Autor: Pamplona, Nicola ; Valle, Sabrina
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2010, Economia, p. B7

A Petrobrás divulgou ontem comunicado ao mercado informando o resultado positivo da perfuração do oitavo poço na área de Tupi. O poço, localizado em área denominada como Iracema Norte, confirmou o potencial de petróleo leve, de maior comercial, nos reservatórios do pré-sal, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos.

Perfurado em profundidade de 2.247 metros e a cerca de 240 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, o poço está a pequena distância (seis quilômetros a nordeste) do poço Iracema, onde a estatal já havia divulgado a descoberta de óleo leve.

De acordo com os testes de amostragem, o petróleo dos dois campos tem as mesmas características, com densidade de cerca de 29º API (medida internacional que determina a qualidade do óleo). O petróleo pesado extraído na Bacia de Campos, por exemplo, tem em média 18ºAPI; já o petróleo árabe chega a superar 40ºAPI.

"As informações obtidas neste e nos demais poços na área reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo leve nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi", diz o comunicado da Petrobrás.

O consórcio formado pela Petrobrás (65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), ainda irá perfurar mais poços na área até que Tupi seja declarado um campo comercial, o que deve ocorrer em dezembro.