Título: Lobistas queriam atuar na campanha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2010, Nacional, p. A11

Os lobistas da organização acusada de fraudar licitações pretendiam se infiltrar na campanha eleitoral do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Diálogo telefônico entre os lobistas Maurício Manduca e Lúcio de Souza Dutra, captado às 9h47 do dia 7 de abril pelo Ministério Público, revela a articulação para vender ao peemedebista um amplo projeto de divulgação de sua candidatura pela internet.

Dutra diz ao interlocutor que Gaguim deveria sair candidato ao governo - ex-presidente da Assembleia do Tocantins, ele assumiu o Executivo estadual em setembro de 2009 no lugar de Marcelo Miranda (PMDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E indaga se "ele (Gaguim) tem alguém que cuida de internet, Twitter, blog".

Manduca diz que pode se informar e pergunta se Dutra teria interesse (no negócio). A resposta é afirmativa. Dutra emenda dizendo que "já começou a pensar que isso poderia fazer a diferença e que não consegue imaginar o velho Siqueira (Siqueira Campos, candidato do PSDB ao governo) cuidando disso aí".

Manduca sugere que Dutra prepare um "CDzinho, um pen drive" para que possa exibir a Gaguim durante o voo de 24 horas até a China. O lobista integrou a comitiva oficial do governo do Tocantins que visitou Pequim e os Estados Unidos em entre 15 e 27 de abril.