Título: Para alguns analistas, taxa voltará a subir em 2011
Autor: Leonel, Flavio ; Souza, Marcílio
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2010, Economia, p. B4

A Tendências Consultoria Integra aposta na manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 10,75% ao ano para outubro. Mas, de acordo com a consultoria, os juros devem voltar a subir a partir de março de 2011. Na reunião do Copom de setembro, a Tendências esperava dois ajustes da Selic de 0,50 ponto porcentual cada - um para setembro e outro em outubro. De acordo com o analista Gian Barbosa, a avaliação é de que o Banco Central (BC) não deveria ter interrompido o processo de ajustes nos juros em setembro. "Na nossa visão, o BC vai manter a Selic em outubro, mas discordamos disso, já que acreditamos que o ciclo de aperto monetário foi interrompido de forma prematura", afirmou, acrescentando que aguarda Selic de 12,75% para o encerramento de 2011.

Junto com a Tendências, o economista André Perfeito, da Gradual Investimentos, também chegou à reunião do Copom do mês passado no grupo minoritário, esperando um aumento residual de 0,50 ponto porcentual da Selic. Agora, prevê estabilidade em 10,75%. "A inflação continua pressionada, não apenas por alimentos, como também pelos serviços, que não são atingidos pelo efeito controlador da apreciação cambial", apontou ele. "Mas não acredito que o BC vai mudar a Selic agora."

"A questão difícil é a reunião de dezembro, quando o cenário político estará definido", disse ele. Perfeito não descarta a possibilidade de que ocorra em dezembro um aumento.

Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, também aposta em alta da Selic em 2011. "Nossa expectativa é de que o Copom volte a mexer nos juros no segundo trimestre de 2011, refletindo o cenário de recuperação econômica mundial", afirmou Agostini.