Título: Irã desata corrida armamentista no Golfo Pérsico
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2010, Internacional, p. A21

Ao que tudo indica, os países do Golfo Pérsico não pretendem esperar os resultados da sequência de sanções contra o Irã aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Os líderes sunitas de Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Kuwait, além dos tolerantes ibadis, de Omã, temem a hostilidade dos xiitas iranianos. Nos últimos quatro anos, governos da região compraram US$ 37 bilhões em equipamento militar dos EUA. De acordo com a analista Frida Ghitis, em artigo recente escrito para o site World Politics Review, os contratos já firmados pelas oligarquias do Golfo renderão US$ 123 bilhões aos americanos nos próximos quatro anos.

A reação de Israel é dúbia. Apesar de um certo alívio pelo fato de o arsenal estar sendo comprado por causa do Irã, muitos militares israelenses estão apreensivos, já que o mundo árabe não é exatamente um aliado histórico do país.

"Hoje, esses aviões estão voltados para o Irã, mas amanhã podem ser usados contra nós", declarou em agosto um funcionário do governo israelense ao jornal Haaretz.