Título: Desafio da economia global é criar empregos
Autor: Kuntz, Rolf
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2010, Economia, p. B9

Superada a crise de 2008, a economia mundial terá de criar 440 milhões de empregos para absorver os iniciantes no mercado de trabalho, além de recolocar os 210 milhões atualmente sem ocupação formal. O desafio foi apontado ontem pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, ao argumentar que o total de 30 milhões de trabalhadores desempregados desde 2007 é apenas a "ponta de um iceberg".

Segundo Somavia, situação ainda mais grave é a deterioração das condições do mercado de trabalho, com o aumento da informalidade, a redução dos salários e a incapacidade das redes de proteção social em atender a maioria dos vulneráveis. "Metade da força de trabalho mundial continua sujeita a formas vulneráveis de emprego", resumiu Somavia, ao discursar ontem na reunião do Comitê Monetário e Financeiro Internacional.

Reverter esse quadro tornou-se um dos principais desafios da Europa e dos Estados Unidos que, segundo estimativas do FMI, manterão as taxas de desemprego ao redor de 10% nos próximos anos.