Título: Emprego industrial cresce 0,1% em agosto
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2010, Economia, p. B5
Foi o oitavo aumento seguido ante o mês anterior, mas setor ainda não superou totalmente os efeitos da crise global
O mercado de trabalho industrial prosseguiu em recuperação em agosto, mas ainda não superou completamente os efeitos da crise de 2008. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma expansão de 0,1% na ocupação do setor ante julho, no oitavo aumento consecutivo ante mês anterior. Na comparação com agosto do ano passado, houve alta de 9%.
O técnico da coordenação de indústria do instituto, André Macedo, avalia que há uma predominância de resultados positivos que confirmam a crescente reação do emprego no setor. "Muito mais do que o aumento no emprego da indústria ante julho, os dados de agosto mostram uma manutenção da trajetória ascendente de contratações no setor." O resultado acumulado em 12 meses foi de 0,5%, o primeiro crescimento nesse indicador desde março do ano passado.
Macedo destacou o retorno do aumento no número de horas pagas, de 0,8% em agosto ante julho, após queda de 0,3% em julho ante mês anterior. Segundo ele, essa alta reflete o pequeno aquecimento na atividade industrial, no terceiro trimestre, em relação ao segundo. As horas extras são consideradas um indicador antecedente de perspectiva de geração de vagas.
O técnico da coordenação de indústria salientou ainda que o crescimento do emprego foi generalizado em todas as regiões e na maioria dos segmentos. Segundo ele, a ocupação industrial vem sendo puxada pelas atividades que impulsionam a produção industrial, como máquinas e equipamentos, meios de transporte e eletroeletrônicos.
Folha. A folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria, equivalente à massa salarial, caiu 2,9% em agosto ante julho. Macedo acredita que o recuo é "pontual" e reflete um efeito de base de comparação importante do resultado de julho, quando houve aumento de 1,9% na folha ante o mês anterior