Título: Poderemos cuidar do dia a dia do consumidor
Autor: Leite, Fabiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2010, Vida, p. A32

Após seis anos de atuação na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nas áreas de habilitação de operadoras e produtos, Alfredo Cardoso afirma que as empresas ainda precisam avançar na promoção de saúde, de prevenção, no desenvolvimento de linhas de cuidado e na garantia de acesso à assistência.

"É um processo. Em um primeiro momento, a agência teve de fazer a lei "pegar". Depois, houve uma grande necessidade de reestruturação da própria agência. Agora, poderemos cuidar das questões mais relacionadas ao dia a dia do consumidor", afirmou o ex-diretor, que admitiu manter dois planos de saúde.

Cardoso destacou que sua gestão aumentou as exigências de garantias financeiras dos planos, o que traz maior solidez ao setor e dificulta casos de falência de empresas e abandono de clientes - na sua gestão, um caso emblemático foi o da extinta operadora Interclínicas. "A situação é mais confortável." O diretor destacou ainda que 170 operadoras estão sob intervenção da agência, contra 24 há 6 anos.