Título: No Rio, PF prende 30 envolvidos em fraudes no INSS
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2010, Economia, p. B11

Em sua maior operação realizada no Rio, a Força-Tarefa de Combate à Fraude na Previdência Social prendeu ontem 30 de 33 pessoas que tiveram mandados de prisão expedidos e fez buscas e apreensões em 81 locais.

O procurador da República Carlos Aguiar havia apresentado na 4ª Vara Federal Criminal 16 denúncias contra 45 pessoas. Os denunciados fazem parte de quatro grupos que, de forma autônoma, mas com algumas pessoas atuando em todos, supostamente fraudavam benefícios previdenciários como aposentadorias, seguro saúde, pensões e aposentadoria concedida aos maiores de 65 anos pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Nos grupos, estão 15 servidores do INSS, incluindo dois médicos. Há ainda oito advogados, dois servidores aposentados e despachantes e intermediários atuando entre os beneficiários e os funcionários que se deixavam corromper. A quadrilha também cobrava propinas de trabalhadores com direito a benefícios, para apressar o processo ou mesmo retirar cópias de documentos.

Segundo o delegado federal Fernando Cesar Araujo Ferreira pelo menos seis servidores da Previdência Social já tinham sido presos antes, na Operação Mercado Negro, em 2005. Na lista, o "Estado" identificou as funcionárias Denise Seice Gierkens, Maria Gabriela Nogueira Gomes e Nádia Helena da Silva, já denunciadas na 5ª Vara Federal Criminal por fraude contra a Previdência.