Título: Obama republicano é eleito na Flórida
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/11/2010, Internacional, p. A19
Candidato, que venceu disputa pelo Senado e tem trajetória semelhante à do presidente, será um fortíssimo nome para as eleições presidenciais.
São 37 vagas para o Senado, 435 para a Câmara, 38 eleições para governadores de Estado e milhares de cargos públicos em jogo, mas uma disputa em particular atraiu o interesse de analistas políticos americanos: a candidatura de Marco Rubio para o Senado pela Flórida. Agora que foi eleito, o político chega ao topo da lista republicana para a corrida presidencial de 2012.
Gaston de Cardenas/EFEInexperiência. Rubia, filho de imigrantes cubanos e religioso O que mais chama a atenção é a semelhança entre a trajetória política deRubio e a do presidente Barack Obama. Ambos surgiram do nada. Rubio é mais jovem do que Obama - tem 39 anos - e ninguém o levou a sério quando disse que pretendia ser candidato ao Senado pela Flórida, no ano passado.
O republicano favorito era Charlie Crist, então governador em exercício. Crist tinha alto índice de aprovação, dinheiro, fama e apoio dos líderes do partido, mas perdeu as primárias para Rubio, um inexperiente deputado estadual, e teve de lançar-se ao Senado como independente.
Grande parte do charme do novo popstar republicano está em sua história de vida. Filho de imigrantes cubanos que trabalharam duro para educar três filhos, ele é o produto perfeito do sonho americano.
Advogado, religioso e conservador, casado com Jeanette Dousdebes, filha de colombianos e ex-líder de torcida do time de futebol americano Miami Dolphins, Rubio diz que deve tudo o que tem a Deus, à família e aos EU : "Este é o único lugar do mundo onde uma empresa que surgiu de um rabisco em um guardanapo tem ações negociadas em Wall Street."
Para Keith Gaddie, professor de ciências políticas da Universidade de Oklahoma, ele é o grande nome das eleições. "Rubio é o Obama dos republicanos", disse Gaddie ao Estado. "Se conseguir o apoio dos latinos, como Obama conseguiu dos negros, será um candidato fortíssimo à presidência em 2012."